segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eu fiz!!! Árvore da Páscoa (Osterbaum)

 Voltando mais animada aos blogs!
E, mostrando o que fiz na Páscoa.
Fiz a Árvore da Páscoa.
Me inspirei na Árvore da Páscoa da Ana do Blog Brincando de Casinha. 
Ela fez uma linda!!!
Pesquisei e encontrei coisas interessantes sobre essa tradição alemã.


  Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.
        No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.


A tradição da Árvore da Páscoa pode ser resumida da seguinte forma: Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos.
também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira localizada no jardim da casa ou mesmo em ambientes públicos. A árvore da Páscoa pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

11 comentários:

  1. Oi,minha querida!
    Que bom ter você de volta,mais animada....Fico muito feliz!
    E adorei sua Árvore de Páscoa, ficou muito linda e delicada, e fofa! Os coelhinhos deram o tom charmoso...Espero,sinceramente,que seu Domingo dePáscoa tenha sido muito feliz e abençoado, com muita paz e harmonia.
    Já vi que a Mariazinha preparou uma deliciosa torta de banana e eu, boa Magali que sou, já tratei de carregar a receita....
    Querida, fique bem,ânimo e força,uma semana muito feliz e beijinhos,Katia.

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda sua árvore! E que bom você estar animada, os blogs nos fazem muuuito bem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda sua árvore Lucia. Gostei de ficar a conhecer mais uma tradição de outro país. Espero que a sua Páscoa tenha corrido bem...Muitos beijinhos, Sissi

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Lúcia
    Linda criatividade!!!
    Tenha uma abençoada e feliz Oitava de Páscoa!!!
    Bjm pascal

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lúcia! Ficou linda sua árvore de páscoa,eu tbm fiz uma com a ajuda dos netos,mas não ficou tão linda como a sua. Fiz por brincadeira mesmo,vi na net e como eles estavam todos juntos,o que é raro,os chamei para fazermos uma.
    Mas ficou legal a bagunça e a farra deles.
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amei a sua árvore...e fiquei encantada com toda a história que envolve, ano q. vem quero fazer uma tbém, rsrsrs...
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, esta árvore é um show, ainda não a conhecia, ficou muito boa, ótimo trabalho, aposto que fez muito sucesso na Páscoa ;-)
    Beijinhos!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  8. Lúcia,
    Obrigada pelo carinho, pelas mensagens.Sei que você também deu um tempinho, tem horas que precisamos parar um pouco mesmo. Eu estava com a cabeça dando mil voltas e com a sensação que não saía do lugar. Mas meu pai já está se recuperando e fico um pouco mais tranquila, sai do olho do furação...rsrs...Linda sua árvore. Parabéns.É tão bom essas BCs, as idéias florescem, né? Quem sabe no próximo ano adote essa idéia tão fofa e cheia de significado.Besitos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. Amiga meus parabéns
    como você é criativa
    amei sua arvore

    Lindo Dia!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  10. que casinha mais acolhedora.... amei tudo por aqui Lúcia e já estou seguindo :-) beijos!

    ResponderExcluir
  11. Lucia,
    que bela tradição, não a conhecia.Fiquei encantada e na próxima Páscoa tentarei fazer uma destas, espero bem linda quanto a tua.
    Uma bela semana aí.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir

Adoro os seus comentários!!!!
Volte sempre!!!! Bjs carinhosos

 

Haddad's House Arte Visual Amanda Layouts www.amandalayouts.com